CURSO GRATUITO DE PROGRAMAÇÃO COM CERTIFICADO

CURSO GRATUITO DE PROGRAMAÇÃO COM CERTIFICADO

Aprenda a criar seu primeiro projeto de programação do zero mesmo que você seja iniciante.

ACESSAR CURSO GRATUITO*Clique no botao para acessar

Os 6 Melhores Frameworks PHP Para Desenvolvedores Web (2019)

Os 6 Melhores Frameworks PHP Para Programadores Web 2019

Todos sabemos que o PHP é uma das principais linguagens web do mercado há muito tempo.

Um dos motivos é o fato de ser uma linguagem que proporciona uma grande facilidade de aprendizado, agilizando o processo de desenvolvimento de aplicações.

Mesmo que o PHP seja uma linguagem de aprendizado rápido, dependendo do tamanho da aplicação que você for programar, apenas saber como a linguagem funciona não é suficiente.

Precisamos de algo que seja padronizado para que o programador mantenha o foco nas regras de negócio da aplicação. Mas como podemos resolver essa questão? simples, com os famosos frameworks.

Para que server um framework PHP?

O objetivo principal aqui é basicamente simplificar o desenvolvimento de software. Os frameworks seguem o conceito de reaproveitamento de código. Isso tudo para que não apareça códigos repetidos em nossas aplicações, deixando o nosso código muito mais limpo.

Vamos supor que você esta desenvolvendo um sistema de login, geralmente temos o campo de e-mail, senha e um botão para se autenticar, se formos programar sem utilizar frameworks teremos que digitar vários comandos.

Se por exemplo utilizarmos o framework Laravel, para criar essa autenticação básica, basta digitar isso na linha de comando PHP:

php artisan make:auth

Viu como o código fica mais simples? O código fica muito mais limpo, e como existe a essa diminuição de linhas digitadas, o tempo para o desenvolvimento de uma aplicação usando frameworks, tende a cair.

Cuidados ao usar frameworks

Vimos que é muito vantajoso utilizar frameworks para agilizar o nosso desenvolvimento, mas tome cuidado pois nem tudo são flores.

Como eles ajudam bastante no processo de desenvolvimento de aplicações, existem alguns “problemas” que devem ser levados em consideração.

Entre esses “problemas”, podemos citar os seguintes:

  • Curva de aprendizado: quando você decide usar um framework, você deve medir o seu tempo, pois além de desenvolver sua aplicação, você precisará entender como o ele funciona, e isso leva tempo, então considere esse ponto antes de utilizar um framework.
  • Dependência do projeto: esse é um dos pontos mais importante, vamos supor que você escolha um framework e desenvolve toda a sua aplicação com base nele. Depois de um tempo esse framework foi descontinuado, isso vai acabar gerando um grande retrabalho pois você terá que mudar toda a estrutura da sua aplicação para um novo framework. Portanto escolha sempre um framework estável e bem consolidado no mercado. A lista que preparei abaixo com certeza irá ajudar nesse quesito.
  • Dependência profissional: Sabemos que é mais fácil utilizar frameworks, mas devemos ter sempre em mente que é muito mais importante saber como programar com linguagem do que saber usar o framework. Dessa forma você não se torna um dependente. Já conheci diversos profissionais que não passaram em entrevistas de emprego por conta dessa dependência.

Devo usar frameworks?

COM CERTEZA! Utilize frameworks! Eles vão te ajudar quando você estiver desenvolvendo sua aplicação, só não exagere e sega as recomendações acima.

Dessa forma, você não prejudica sua aplicação ou sua carreira dependendo apenas de frameworks. Mas lembre-se que antes de utilizar leve em consideração o seu contexto atual (tempo, equipe, orçamento, etc…)

TOP 6 Frameworks PHP

Agora que já dei um resumo das vantagens e desvantagens de utilizar um framework, vamos para a lista que te prometi!

Então, continue lendo e vamos lá!

Laravel

Frameworks PHP Laravel

O framework PHP mais utilizado é o Laravel, tudo graças a sua extrema versatilidade e robustez, agrupando diversas ferramentas criadas pela comunidade de desenvolvedores PHP.

O Laravel foi lançado em 2011, ganhando mais popularidade ao longo dos anos.

Uma grande vantagem é o fato de possuir uma excelente documentação, segundo os desenvolvedores que trabalham com o framework.

Você pode encontrar facilmente diversos tutoriais na internet ensinando a utilizar a ferramenta.

Portanto, se você pretende utilizar essa tecnologia em seu projeto é uma excelente escolha pois ele é útil tanto para pequenos ou grandes projetos.

Então, se tiver na duvida sobre qual framework php usar, recomendo fortemente que utilize o Laravel.

Clique aqui para acessar o site oficial do Laravel.

Zend framework

Frameworks PHP Zend

O Zend Framework foi lançado em 2005, nessa época diversos frameworks web estavam ficando famosos.

Com o lançamento do Zend, grandes empresas como Google e Microsoft apoiaram esse framework, alcançando a fama rapidamente.

O Zend é conhecido por estar sempre atualizado. A empresa que detém os direitos do framework é reconhecida como uma das maiores incentivadores do PHP.

Acredito que uma das poucas desvantagens desse framework seja a grande curva de aprendizado. É necessário um tempo para entender como funciona, com certeza ele não é o mais simples que existe.

É super indicado para projetos robustos e de maior complexidade.

Clique aqui para acessar o site oficial do Zend.

Phalcon

Frameworks PHP Phalcon

Lançado em 2012 o framework PHP Phalcon cresceu rapidamente no mercado de desenvolvimento web. Seu diferencial é possuir uma comunidade de desenvolvedores muito ativa.

Com o processamento de solicitações extremamente rápido, ele é considerado um excelente framework para quem busca uma boa performance.

Essa velocidade acontece porque ele funciona como uma extensão web, escrita em linguagem C. Diferente dos outros frameworks que são escritos com a própria linguagem PHP.

A conseqüência disso é uma alta performance e velocidade, diferente dos demais.

Clique aqui para acessar o site oficial do Phalcon.

Symfony

Framework Symfony

Lançado em 2005 o Symfony é um dos principais frameworks PHP que utilizam a arquitetura MVC.

Existem dois pontos bem legais sobre essa ferramenta:

  • Ele foi criado com o objetivo de trabalhar em paralelo com metodologias ágeis de desenvolvimento.
  • É super indicado para trabalhos pesados e de grande porte. Sua estrutura foi pensada para esse tipo de projeto.

Clique aqui para acessar o site oficial do Symfony.

CakePHP

Framework CakePHP

Lançado em 2005, o CakePHP é um framework focado na simplicidade de processo de desenvolvimento em PHP para qualquer nivel de programador.

Um ponto bem legal é que ele possui um CRUD (Create, Read, Update, Delete) integrado ao banco de dados e Scaffold (sistema de organização de um projeto) muito intuitivo.

Ele também trabalha em cima de uma arquitetura MVC, um framework extremamente útil para projetos de diferentes portes. Para quem trabalha com JavaScript, Ajax, formulários HTML, etc é perfeito pois ele possui mecanismos próprios para auxilia-lo nessas tarefas.

Algumas vantagens deste framework:

  • Comunidade muito ativa;
  • Muito leve e estável;
  • Integrável com frameworks front-end, como o Twitter Bootstrap.

Por estes e outros motivos ele acaba sendo um dos principais frameworks PHP da atualidade.

Clique aqui para acessar o site oficial do CakePHP.

CodeIgniter

Framework CodeIgniter

Lançado em 2006, o CodIgniter é conhecido pela comunidade PHP por ser um framework simples de usar e implementar.

Mesmo sendo muito conhecido, atualmente ele acabou perdendo espaço, ao longo dos anos se tornou o framework com menos participação do mercado.

Hoje é o framework que esta mais defasado em termos de evolução técnica, quando comparado com os demais. Ou seja, acaba sendo uma opção não muito interessante para se investir.

Mas a simplicidade desse framework é uma vantagem. Com certeza esse é o motivo que atrai novos usuários. Não é necessário usar linhas de comando para desenvolver com essa ferramenta, por exemplo. Algo que é imprescindível em outros frameworks PHP.

Outra vantagem é o fato de ele ser compatível com diferentes tipos de servidores e possuir um desempenho interessante.

Clique aqui para acessar o site oficial do CodeIgniter.

Conclusão

Neste artigo aprendemos o que são frameworks, para que server, os cuidados ao utiliza-los e uma lista de frameworks PHP que vão te ajudar com os seus projetos.

Vimos que a utilização de frameworks se torna muito vantajosa pois auxiliam em diversas atividades como:

  • Evitar a reescrita do código;
  • Seguir padrões de projeto;
  • Permitir o foco total no que é mais importante e específico em cada projeto de software.

Resumindo, se você já conhece a linguagem PHP, seu próximo passo ideal é investir o conhecimento em frameworks. Isso trará produtividade em seus projetos e muita relevância no mercado de trabalho.

Gostou do conteúdo?
Comente aqui em baixo o que você achou desse artigo.

Não perca tempo! Dê um passo decisivo em direção ao seu sucesso profissional agora mesmo. Basta clicar no botão abaixo e abrir as portas para mais de 1400 cursos completos, todos com certificados válidos.

ACESSAR CURSOS COM CERTIFICADO

Seja o protagonista da sua jornada na área da tecnologia e trilhe o caminho para uma carreira brilhante.

Muito Obrigado pela audiência e lhe desejo TERABYTES DE SUCESSO!!! 💻

Um forte abraço,

Tags: | |

Sobre o Autor

Programador Viking
Programador Viking

DICA EXTRA: Algumas pessoas estão me perguntando qual é o curso que recomendo para quem deseja aprender programação, mesmo sem ter qualquer conhecimento sobre o assunto. Minha recomendação, tanto para quem está iniciando, como para quem já possui mais experiência, é essa AQUI...

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress