Criar App Para Android: Conheça As 5 Principais Tecnologias

Como criar app android

Já imaginou criar app para android? Se a resposta for sim, vou te apresentar 5 tecnologias que estão em alta no mercado para desenvolvimento de app android.

Utilizar uma dessas tecnologias é uma escolha muito pessoal, eu particularmente gosto bastante do React Native.

Porém, eu recomendo que você faça testes com cada uma delas e levante os pontos positivos e negativos para sua necessidade.

Bora lá conhecer essas tecnologias?

Kotlin

Como criar app android com Kotlin

Primeiramente, temos em nossa lista a linguagem de programação multiplataforma chamada Kotlin.

É uma linguagem que compila para a máquina virtual java e que também pode ser traduzida para JavaScript e compilada para código nativo.

Desenvolvida pela JetBrains, seu nome é baseado na ilha de Kotlin, onde se situa a cidade russa de Kronstadt, próximo a São Petersburgo.

Ou seja, Kotlin é patrocinado pela JetBrains e Google através da Fundação Kotlin.

Atualmente a linguagem é oficialmente suportado pela Google para desenvolvimento móvel no Android.

Apesar de a sintaxe de Kotlin diferir da de Java, Kotlin é projetada para ter uma interoperabilidade total com codigo Java.

Foi considerada pelo público a 2ª linguagem “mais amada”, de acordo com uma pesquisa conduzida pelo site Stack Overflow em 2018.

React Native

Como criar app android com react native

React Native é uma biblioteca Javascript criada pelo Facebook. É usada para desenvolver aplicativos para os sistemas Android e IOS de forma nativa.

Em 2012 Mark Zuckerberg comentou, “O maior erro que cometemos como empresa foi apostar demais em HTML5 em oposição ao nativo”. Ele prometeu que o Facebook logo entregaria uma melhor experiência móvel.

Dentro do Facebook, Jordan Walke encontrou uma maneira de gerar elementos de interface do usuário para iOS a partir de um thread JavaScript em segundo plano.

Eles decidiram organizar um Hackathon interno para aperfeiçoar esse protótipo para poder criar aplicativos nativos com essa tecnologia.

Ou seja, após meses de desenvolvimento, o Facebook lançou a primeira versão do React em 2015. Durante uma palestra técnica, Christopher Chedeau explicou que o Facebook já estava usando o React Native em produção.

Implementação
Os princípios de funcionamento do React Native são virtualmente idênticos ao ReactJs, exceto que o React Native não manipula o DOM através do Virtual DOM.

Ele é executado em um processo em segundo plano (que interpreta o JavaScript escrito pelos desenvolvedores) diretamente no dispositivo final e se comunica com a plataforma nativa por meio de uma serialização, uma ponte assíncrona e em lote.

O React Native não usa HTML. Em vez disso, trabalha com Javascript puro com sintaxe JSX.

Flutter

Flutter

Flutter é um SDK de código aberto criado pelo Google para o desenvolvimento de aplicativos para Android, iOS, Desktop ou Web, além de ser o principal método de criação de aplicativos para o Google Fuchsia.

O Flutter é:
– Um framework reativo moderno,
– Um mecanismo de renderização em 2D rápido,
– Ferramentas para desenvolvimento
– Widgets prontos, que constituem os componentes da IU do aplicativo.

História
A primeira versão do Flutter era conhecido como “Sky” e rodava sobre o sistema operacional Android. Ele foi apresentado em 2015 em um evento sobre a linguagem Dart, com o objetivo de ser capaz de renderizar de forma consistente em 120 quadros por segundo.

Leia também: Os 5 Erros Mais Comuns Que Os Programadores Cometem

Java

Java

Logo depois, temos o Java. Java é o nome dado ao ambiente computacional, ou plataforma, criada pela empresa estadunidense Sun Microsystems, e vendida para a Oracle depois de alguns anos.

A plataforma permite desenvolver programas utilizando a linguagem de programação Java. Uma grande vantagem da plataforma é a de não estar presa a um único sistema operacional ou hardware, pois seus programas rodam através de uma máquina virtual que pode ser emulada em qualquer sistema que suporte a linguagem C++.

Portanto, a tecnologia Java também é uma excelente alternativa para criar app android.

Ionic

Como criar app android com Ionic

Por fim, o Ionic é um SDK de código aberto completo para o desenvolvimento de aplicativos móveis híbridos criado por Max Lynch, Ben Sperry e Adam Bradley da Drifty Co. em 2013.

A versão original foi lançada em 2013 e construída sobre AngularJS e Apache Cordova.

No entanto, o mais recente lançamento foi re-construída como um conjunto de Web Components, permitindo ao usuário escolher qualquer estrutura de interface do usuário, como angular, Reagir ou Vue.js.

Também permite o uso de componentes Ionic sem nenhuma estrutura de interface com o usuário. A Ionic fornece ferramentas e serviços para o desenvolvimento de aplicativos híbridos móveis, para desktop e progressivos da Web, com base nas modernas tecnologias e práticas de desenvolvimento da Web, usando tecnologias da Web como CSS , HTML5 e Sass.

Em particular, os aplicativos móveis podem ser criados com essas tecnologias da Web e depois distribuídos por lojas de aplicativos nativas para serem instalados nos dispositivos utilizando o Cordova ou Capacitor.

Conclusão

Em conclusão, acabamos de conhecer 5 tecnologias que você pode utilizar para criar aplicativos para Android.

Além disso, existem outras tecnologias capazes de criar aplicativos tando para Android quando para IOS, como é o caso do React Native.

Clique no botão abaixo para acessar mais de 1400 cursos completos e com certificado válido.

ACESSAR CURSOS COM CERTIFICADO

Invista em você e conquiste uma excelente carreira profissional na área da tecnologia.

Portanto, se você gostou do conteúdo, não esquece de deixar seu comentário. Você já utilizou alguma dessas tecnologias para criar app android?

Enfim, muito obrigado por acompanhar o blog e lhe desejo muito sucesso em sua jornada!!

Referencias:
https://www.wikipedia.org/

Tags: | |

Sobre o Autor

Programador Viking
Programador Viking

DICA EXTRA: Algumas pessoas estão me perguntando qual é o curso que recomendo para quem deseja aprender programação, mesmo sem ter qualquer conhecimento sobre o assunto. Minha recomendação, tanto para quem está iniciando, como para quem já possui mais experiência, é essa AQUI...

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress