Python: Uma Introdução a Essa Incrível Linguagem de Programação

Python
Python

A versão inicial do Python foi publicada no newsgroup alt.sources em 1991, a versão 1.0 foi lançada em 1994.

A versão 2.0 chegou ao mercado no ano 2000 e outras versões foram lançadas sequencialmente até dezembro de 2008.

No ano seguinte a equipe de desenvolvimento tomou a decisão de lançar a versão 3.0, que continha algumas mudanças pequenas, mas significativas pois não eram compatíveis com as versões anteriores.

As versões 2 e 3 são muito semelhantes, mas alguns recursos do Python 3 foram incluídos no Python 2.

O Python 2.0 teve sua morte anunciada em 1º de janeiro de 2020. Se você for um novato na programação, é recomendável focar no Python 3, como este tutorial fará.

Ele é mantido por uma equipe de desenvolvimento central do Instituto, e Guido ainda está no comando, tendo recebido o título de BDFL (Benevolent Dictator For Life) pela comunidade Python.

O nome Python, aliás, não deriva da cobra, mas da trupe de comédia britânica Monty Python’s Flying Circus, da qual Guido é fã.

É comum encontrar referências a esboços e filmes do Monty Python espalhadas pela documentação do Python.

Enfim, por que escolher Python?

Porque escolher o Python

Ele tem crescido em popularidade nos últimos anos.

A pesquisa Stack Overflow Developer Survey de 2018 classificou o Python como a 7ª tecnologia mais popular e a mais procurada daquele ano.

Empresas de desenvolvimento de software de classe mundial em todo o mundo usam Python todos os dias.

De acordo com uma pesquisa da Dice, o Python também é a linguagem de programação mais popular do mundo com base no Índice de Popularidade da Linguagem de Programação.

Devido sua grande popularidade e amplo uso como linguagem de programação, os desenvolvedores Python são muito concorridos e bem pagos.

E o que ele tem de melhor?

Muitas linguagens são compiladas, o que significa que o código-fonte que você cria precisa ser traduzido em código de máquina, a linguagem do processador do seu computador, antes que possa ser executado.

Os programas escritos em uma linguagem interpretada (caso do Python) são passados ​​diretamente para um intérprete que os executa diretamente.

Isso torna o ciclo de desenvolvimento mais rápido porque você apenas digita seu código e o executa sem a etapa de compilação intermediária.

Uma desvantagem potencial das linguagens interpretadas é a velocidade de execução.

Os programas compilados na linguagem nativa do processador do computador tendem a ser executados mais rapidamente do que os programas interpretados.

Em alguns casos, como processamento gráfico ou processamento intenso de números, isso pode ser limitante.

Na prática, entretanto, para a maioria dos programas, a diferença na velocidade de execução é medida em milissegundos, ou segundos no máximo e não é percebido pelo usuário.

Ou seja, a conveniência de codificação em uma linguagem interpretada geralmente vale a pena para a maioria dos programas.

Ele é grátis

Python é grátis

Ele é desenvolvido sob uma licença de código aberto aprovada pela OSI, tornando-o gratuito para instalação, uso e distribuição, mesmo para fins comerciais.

Está disponível para praticamente qualquer plataforma que exista, incluindo Unix, Windows, mac OS, smartphones, tablets, e qualquer outra coisa que você já ouviu falar.

Existe até uma versão para a meia dúzia de pessoas que ainda usam o OS/2.

Tem portabilidade

Como o seu código é interpretado e não compilado em instruções de máquina nativas, o código escrito para uma plataforma funcionará em qualquer outra plataforma que tenha o interpretador Python instalado.

Veja também: Os 7 Melhores Livros Para Aprender Python Sozinho

O Python é simples

Python é simples

No que diz respeito às linguagens de programação, o Python é relativamente simples e organizado e os desenvolvedores fazem questão de mantê-lo assim.

Uma estimativa aproximada da complexidade de um idioma pode ser obtida a partir do número de palavras-chave ou palavras reservadas no idioma.

Essas são palavras reservadas para um significado especial pelo compilador ou intérprete porque designam uma funcionalidade interna específica da linguagem.

A versão 3 tem 33 palavras-chave e a versão 2 tem 31. Em contraste, C ++ tem 62, Java tem 53 e Visual Basic tem mais de 120, embora esses últimos exemplos provavelmente variem um pouco por implementação ou dialeto.

O seu código possui uma estrutura simples e limpa, fácil de aprender. Na verdade, a definição da linguagem impõe uma estrutura de código fácil de ler.

Por toda a sua simplicidade sintática, suporta a maioria das construções que seriam esperadas apenas nas linguagens mais sofisticadas.

Incluindo, por exemplo, tipos de dados dinâmicos complexos, programação estruturada e funcional e programação orientada a objetos.

Além disso, uma biblioteca muito extensa de classes e funções está disponível, fornecendo recursos muito além do que está embutido na linguagem, como manipulação de banco de dados ou programação GUI.

O Python faz o que muitas linguagens de programação não fazem. A linguagem em si é simplesmente projetada, mas muito versátil em termos do que se pode fazer com ela.

Aplicações de Python

Ele é usado para desenvolver:

  • Desktop GUI (interface gráfica do usuário);
  • Desenvolvimento da web e da internet (Internet das coisas);
  • Jogos e gráficos 3D;
  • Aplicações científicas e numéricas;
  • Aprendizado de máquina e inteligência artificial;
  • Ciência de dados e visualização de dados;
  • Aplicativos corporativos (como e-commerce, ERP e muitos mais);
  • Programação de rede;
  • Aplicativos embutidos;
  • Aplicativos de áudio e vídeo;
  • Educação;
  • Aplicativos CAD (projeto auxiliado por computador);
  • Teste de software / Escrita de testes automatizados;
  • Python para DevOps / Administração do sistema / Escrita de scripts de automação.

Conclusão

Python é uma linguagem extremamente versátil e seu uso está crescendo cada vez mais nos dias de hoje. Apesar da simplicidade e legibilidade estarem entre os pontos fortes do Python, escrever um código Python de boa qualidade requer algum grau de preparação.

Esta seção deu uma visão geral dessa incrível linguagem de programação, incluindo:

  • Uma breve história do desenvolvimento do Python;
  • Algumas razões pelas quais você pode escolhê-lo como sua linguagem preferida;
  • Python é uma ótima opção, seja você um programador iniciante procurando aprender o básico, um programador experiente projetando um grande aplicativo ou qualquer outro lugar.
  • Os fundamentos do Python são facilmente apreendidos e, ainda assim, seus recursos são vastos;
  • O que se pode desenvolver com ele.

Clique no botão abaixo e confira o passo a passo para você aprender Python do absoluto zero e conseguir trabalho como programador:

APRENDA PYTHON AQUI

Tags: | |

Sobre o Autor

Programador Viking
Programador Viking

DICA EXTRA: Algumas pessoas estão me perguntando qual é o curso que recomendo para quem deseja aprender programação, mesmo sem ter qualquer conhecimento sobre o assunto. Minha recomendação, tanto para quem está iniciando, como para quem já possui mais experiência, é essa AQUI...

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress