Preciso Aprender Inglês Para Programar? Confira Essas Dicas

Aprender inglês para programar

Será que é preciso aprender inglês para programar? Essa é uma das dúvidas mais comuns entre as pessoas que desejam entrar na área de programação.

Saiba que é possível entrar na área sem saber inglês, contudo, você irá perder ótimas oportunidades, pois, as melhores exigem inglês.

Além disso, não aprender inglês para programar irá atrapalhar o seu crescimento nessa área. Confira a importância do inglês na área de programação.

Importância do inglês na área de programação

Importância do inglês na área de programação

Primeiramente preciso te lembrar de que as linguagens de programação foram desenvolvidas 100% em inglês (else, if, while, for). Logo, o inglês está presente praticamente em tudo sobre programação, por exemplo:

  • Materiais de estudo

Os melhores livros, artigos e conteúdos em geral sobre linguagens estão na língua inglesa.

  • Documentação

Quando for necessário consultar a documentação da linguagem, API, software ou outras informações, é bem provável que tudo esteja em inglês.

Veja também: Os Melhores Cursos GRATUITOS De Programação

  • Autoridades no assunto

A maioria das pessoas responsáveis pelo desenvolvimento das linguagens da programação é dos Estados Unidos.

Ainda existem pessoas que não são naturais dos EUA, mas, usaram a língua inglesa. Por isso, se você quer consultar conteúdos de pessoas que são referências em programação precisa aprender inglês.

  • Resolução de problemas

Faça um teste e coloque uma dúvida em português em um site de busca como, por exemplo, o Google. Você irá observar que são poucas as respostas.

Em seguida, pesquise a mesma dúvida em inglês, note que irão surgir inúmeras respostas, principalmente de sites referência no assunto. Não estou dizendo que para começar você deva ser fluente em inglês, ou seja, pode começar com o básico. Claro que com o tempo é fundamental evoluir no inglês para o seu crescimento profissional.

Leia também: 9 Temas VSCode Para Você Turbinar Seu Editor De Código

Não posso traduzir para programar?

Google Tradutor

Existem muitas ferramentas que são utilizadas para traduzir simples sentenças, mas estas ferramentas não são totalmente perfeitas.

Além disso, você irá perder muito tempo traduzindo, tempo este valioso para a programação.

Se você precisar traduzir uma documentação de linguagem ou o que for, a tradução só será de qualidade se contratar um tradutor profissional.

Portanto, se você quer otimizar o seu tempo de trabalho, e por consequência ter sucesso na área da programação é preciso aprender inglês.

Relação da língua inglesa com uma carreira de sucesso

Relação da língua inglesa com uma carreira de sucesso

Não é novidade que a língua inglesa abre portas em todas as áreas profissionais. Mas, quando falo sobre programação o domínio desse idioma é imprescindível se você quer ter uma carreira de sucesso.

Como mencionei as melhores oportunidades exigem que o profissional saiba inglês, assim sendo, será impossível evoluir nessa área se você ficar apenas no básico.

Por mais que você nunca tenha executado certos comandos, ao aprender inglês para programar será possível fazer associações. Desse modo, você terá uma ideia do que a linha de comando irá fazer.

Eu sei que existem pessoas que não gostam de inglês. Porém, se este for o seu caso saiba que é possível mudar de pensamento e aprender esta língua com mais facilidade.

Vale ressaltar que a falta do inglês não quer dizer que você é um programador ruim, mas que será difícil conseguir boas oportunidades.

Portanto, para ter uma carreira bem sucedida como programador você deve priorizar o inglês tanto quanto as linguagens de programação.

Dicas para aprender inglês para programar

Aprender inglês
  • Motivação

A minha primeira dica para você que deseja programar e acredita que aprender inglês é uma missão quase impossível, é ter motivação.

Com isso eu te faço uma pergunta, você realmente quer ter uma carreira de sucesso como programador?

Quando nós queremos muito ter algo não existe nada que atrapalhe esta conquista. Dessa maneira, o inglês deixa de ser uma obrigação e o aprendizado acontece naturalmente, isso porque você quer.

Logo, por mais que esteja cansado ou estressado, o seu desejo em se tornar um programador irá fazer com que o inglês seja sua prioridade.

  • Permita que o inglês faça parte da sua rotina

De nada adianta estudar inglês uma ou duas vezes por semana, o ideal se quer realmente aprender é tornar esse idioma parte da sua rotina.

Ouça músicas em inglês, assista suas séries favoritas em inglês, instale aplicativos em inglês. Pois, o inglês precisa fazer parte das suas atividades do dia a dia.

No começo irão surgir dificuldades, mas com o tempo você irá se acostumar. Assim, quando menos esperar já estará entendo muitas linguagens de programação em inglês.

  • Comece a ler conteúdos em inglês

Qual é o assunto que mais te interessa depois da programação? Esporte? Culinária? Quadrinhos? Finanças?

No começo você pode fazer uso de tradutores, até porque com o tempo não será preciso recorrer a estes itens.

Só não se esqueça de que para programar os tradutores podem te atrapalhar.

  • Aprenda inglês falando sobre assuntos que te interessam

Ao falar sobre os assuntos que te interessam você se sentirá motivado a continuar, então, se é programação fale sobre programação. A minha indicação é a plataforma Cambly que te dá à liberdade de escolher o assunto que deseja falar.

CONHEÇA A PLATAFORMA CAMBLY

Vantagem em aprender inglês para programar

Vantagem em aprender inglês para programar

Compreender o que a linha de comando irá fazer já é uma grande vantagem para o programador, pois, você terá um leque maior de opções.

Além disso, quando surge uma novidade tecnológica nos Estados Unidos ela geralmente chega ao Brasil após 1 ou 2 anos.

Ao aprender inglês para programar você não terá que esperar por uma tradução de qualidade para se atualizar, pois entende o idioma.

Com isso, irá se destacar dos demais profissionais da área e pode até mesmo criar um portfólio de colaboração para grandes empresas.

Inglês para programadores

Inglês para programadores

Eu sei que nem todas as pessoas têm condições financeiras para investir em um curso de inglês, juntamente com a faculdade de programação.

Entretanto, quando existe o real desejo em se tornar um programador, quem não consegue investir em um curso busca formas de aprender sozinho.

Claro que aprender sozinho irá levar mais tempo, por isso é indicado verificar a possibilidade de realizar um curso de inglês.

Se o seu objetivo é aprender inglês para programar não precisa realizar cursos de inglês comuns, ou seja, passar pelo básico, intermediário e avançado.

Clique no botão abaixo para acessar mais de 1400 cursos completos e com certificado válido.

ACESSAR CURSOS COM CERTIFICADO

Enfim, ao aprender inglês você irá dominar as linguagens de programação com mais facilidade.

Agora você já sabe que sem aprender inglês para programar sua carreira como programador não vai chegar a lugar algum. Para mais informações sobre inglês e programação deixe seu comentário.

Tags: |

Sobre o Autor

Programador Viking
Programador Viking

DICA EXTRA: Algumas pessoas estão me perguntando qual é o curso que recomendo para quem deseja aprender programação, mesmo sem ter qualquer conhecimento sobre o assunto. Minha recomendação, tanto para quem está iniciando, como para quem já possui mais experiência, é essa AQUI...

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress