GIT: Para que serve? Entenda como funciona esta ferramenta

O que é git

No artigo de você você vai entender de fato o que é Git e em quais situações ele pode te ajudar.

Atualmente este versionador é o mais utilizado por diversas empresas, ou seja, saber como utilizar o Git se tornou um pré-requisito para se tornar um programador.

Portanto, recomendo que estude bastante esta ferramenta, com certeza irá agregar muito valor em sua carreira.

Agora chega de enrolação e vamos entender o que é Git.

Veja também: Os Melhores Cursos GRATUITOS Com Certificado

Para que serve o Git?

Antes de começarmos a trabalhar de fato com o Git, vamos entender pra que ele serve. Então o que é este tal de sistema de controle de versões?

Vamos imaginar que você é uma pessoa que desenvolve softwares e tem um projeto em seu computador.

Obviamente, você fará alterações no código, porém, você trabalha em uma equipe, portanto, além de você existem outras pessoas que estão desenvolvendo neste mesmo projeto.

Cada um possui uma cópia do projeto nas suas respectivas máquinas locais, para que seja possível fazer alterações, e ver tudo funcionando direitinho antes de enviar para outra pessoa.

No entanto, como todos estão trabalhando no mesmo projeto, essas pessoas precisam entender que modificações estão sendo feitas em paralelo.

Então, quando você realizar alguma alteração, por exemplo, é necessário notificar o restante da equipe.

Porém, quando você faz esta alteração e tenta enviar aos outros, seja por meio de um pendrive, por e-mail, salvando no Dropbox, pode acontecer deles já terem feito uma alteração também, ou terem feito outras modificações anteriormente.

Leia também: Os 7 Melhores Livros Para Aprender Python Sozinho

Solução para o problema

De que forma podemos controlar essas versões diferentes de um mesmo código?

Não é difícil de imaginar que deste modo o trabalho fica bastante confuso, certo? Então, uma das soluções possíveis é separar um servidor específico para o envio das alterações dos arquivos. Todos da equipe terão acesso a este servidor.

Neste servidor, deve haver alguma ferramenta capaz de identificar que a versão enviada não é a mais recente, e portanto não deixe o arquivo ser enviado. Isto é, antes do envio de uma alteração, este colega de trabalho precisará baixar as alterações que já foram enviadas, para que só então consiga enviar a versão atualizada por ele.

Isso é o chamado controle de versão, pois se temos diferentes versões do código precisaremos de um sistema que controle essas versões. E é isso que o Git fará para nós. Este não é o único sistema de controle de versão que existe. Outras alternativas são:

  • CVS
  • SVN
  • Mercurial
  • GIT

O Git é o mais utilizado entre eles atualmente por conta de algumas características vantajosas, como permitir uma cópia do projeto, um repositório do projeto em sua máquina, para que se possa trabalhar em cima dela e então enviá-lo para outro repositório, o que se denomina repositórios distribuídos.

Isso permite o trabalho de modo offline, antes da comunicação com outro servidor para que o envio de versões, e assim por diante. Existem várias outras diferenças entre estas alternativas, e você as entenderá melhor nos próximos artigos sobre Git.

Agora que já entendemos a motivação para utilizar o Git, e em que cenário faz sentido usarmos um controle de versões, no próximo artigo sobre Git vamos aprender a instalá-lo e ver como ele funciona

Conclusão

Chegamos ao final de mais um artigo. Nele vimos para que serve o Git, que é uma ferramenta excelente para controle de versões.

Claro que existem outras soluções como SVN, Mercurial etc. Porém o Git atualmente é o sistema mais utilizado pelas empresas.

Portanto, recomendo você ficar de olho nos próximos artigos sobre Git para aprender de fato como funciona e se destacar no mercado de trabalho.

Clique no botão abaixo para acessar mais de 1400 cursos completos e com certificado válido.

ACESSAR CURSOS COM CERTIFICADO

Invista em você e conquiste uma excelente carreira profissional na área da tecnologia.

Gostou do artigo?
Deixe seu comentário. Isso ajuda muito a saber se o conteúdo esta agregando valor para você! 

Muito Obrigado pela audiência e lhe desejo TERABYTES DE SUCESSO!!! 💻

Tags: | |

Sobre o Autor

Programador Viking
Programador Viking

DICA EXTRA: Algumas pessoas estão me perguntando qual é o curso que recomendo para quem deseja aprender programação, mesmo sem ter qualquer conhecimento sobre o assunto. Minha recomendação, tanto para quem está iniciando, como para quem já possui mais experiência, é essa AQUI...

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress