CURSO GRATUITO DE PROGRAMAÇÃO COM CERTIFICADO

CURSO GRATUITO DE PROGRAMAÇÃO COM CERTIFICADO

Aprenda a criar seu primeiro projeto de programação do zero mesmo que você seja iniciante.

ACESSAR CURSO GRATUITO*Clique no botao para acessar

O que é Bootstrap? (Guia Completo Para Iniciante)

O que é bootstrap
O que é bootstrap

Frameworks são plataformas com camadas e padrões capazes de facilitar, otimizar e agilizar a vida de desenvolvedores. Fornecem estruturas confiáveis, com códigos testados previamente e qualidade garantida. Dito isso, vale perguntar “o que é bootstrap?”, seria ele um framework?

Sim, o bootstrap é um framework front-end que dispõe de todos esses recursos facilitadores. Ele vem sendo muito utilizado para o desenvolvimento e criação de sites responsivos. Afinal, a customização visual da página de um site demanda muitos testes, análises e tempo.

Porém, hoje em dia em muitos projetos é praticamente impossível dispor de tempo suficiente para pensar nas cores, fontes e em sintaxes de CSS.

Em virtude disso, é válido se inteirar sobre o assunto e descobrir o que é bootstrap, bem como a sua importância para o trabalho de desenvolvedores.

Entendendo o que é Bootstrap

Entendendo o que é bootstrap

Desenvolvido para viabilizar estruturas de CSS o Bootstrap é um framework front-end utilizado na criação rápida e intuitiva de sites responsivos (que se ajustam em qualquer dispositivo).

Ou seja, toda a sintaxe dele para designs de modelo permite que os desenvolvedores trabalhem sem se preocupar com comandos básicos.

Originalmente, o Bootstrap foi planejado para o Twitter, mas hoje é um dos frameworks front-end mais conhecidos no mundo. Responsável pelo ajuste automático de sites na tela de diversos dispositivos — smartphone, notebook, pc etc. — ele conquista mais e mais desenvolvedores.

O processo que antes era moroso e suscetível às inúmeras inconstâncias, dá espaço para o Boostrap. O que isso significa? Que hoje, pensar a codificação de aplicações web ou mobile-first já não é algo que demande tanto tempo e subjetividade.

Como utilizar

Como utilizar o bootstrap

Para utilizar o Bootstrap e ter acesso a todos os recursos e funções dele basta fazer o download do arquivo CSS. É possível encontrar o arquivo na página de download do site oficial, junto com instruções e detalhes a respeito do Bootstrap.

Além de ser uma ferramenta fácil de usar, que exige pouco conhecimento técnico sobre HTML e CSS, o Bootstrap é compatível com diversos navegadores. Pode-se utiliza-lo no Firefox, Opera, Chrome etc., que a página manterá a aparência em qualquer um deles.

A redução de falhas é imensurável e o processo de customização da página web otimizado. Há instruções e opções disponíveis no site do próprio desenvolvedor. Lá, são apresentados os componentes — lista suspensa, formulário, barra de navegação, etc.

As classes CFS do bootstrap se encontram todas prontas para uso. Não é preciso gastar tempo no desenvolvimento delas, basta localizá-las e aplica-las em seu site responsivo.

Há toda uma ampla diversidade de classes para alinhamento de margens e espaçamentos, por exemplo. Classes para definir imagem, padding e/ou margem.

O layout responsivo, capaz de ajustar a projeção de sites em diversos formatos é sem dúvidas o que mais atrai programadores, mas não acaba aí. Há as bibliotecas de componentes, o carousel, o navbar etc. Todos esses componentes interativos otimizam a vida dos desenvolvedores.

Veja também: Vale a pena investir no curso full stack da OneBitCode?

Diversidade do bootstrap

Diversidade do bootstrap

A diversidade do bootstrap também não se limita a seus componentes e funções. Sua diversidade aplica-se, também, aos tipos de arquivos capazes de gerenciar a interface de um site, como o Bootstrap.css e o Bootstrap.js.

Aquele primeiro, o Bootstrap.css, é responsável por organizar e gerenciar o layout de um site. Ao passo que cabe a este último, o Bootstrap.js, garantir a interatividade de um site.

Os recursos do bootstrap são tão intuitivos e fáceis de usar que mesmo os iniciantes atingem bons resultados usando-o. Com algum conhecimento sobre HTML, CSS e JavaScript, o bootstrap oferece diversos modelos prontos, ferramentas de qualidade e ótimos temas para a criação de um site.

Ter um site criado de forma prática e que seja viável para acessos em dispositivos móveis é muito importante. Estamos vivendo a era da informação e as pessoas querer ter tudo ao alcance de suas mãos, literalmente.

O bootstrap foi pensado considerando essa realidade. Com ele, adequar o visual de um site para telas menores é algo simples. A responsividade oferecida pelo bootstrap garante um alinhamento de qualidade sem demandar de muito tempo para isso.

Vantagens para o site

Vantagens para o site

O Bootstrap disponibiliza trechos de CSS e JavaScript reutilizáveis, o que também otimiza o tempo. Sabemos que o tempo para o desenvolvimento de alguns projetos é curto, por isso de o bootstrap ser tão benéfico.

Além disso, a customização no bootstrap pode ser feita facilmente. Esse fato esbarra ainda e, obviamente, na questão do tempo. Afinal, não é sempre que se tem tempo para criar um site do zero.

A criação do site, no entanto, precisa acontecer. Para isso, tem-se a possibilidade de utilizar um template, com o qual tira-se base para o desenvolvimento desejado.

Veja também: Vale a pena investir no curso full stack da OneBitCode?

O que é bootstrap – estrutura

Estrutura

A estrutura do bootstrap é maleável e isso o torna capaz de comportar diversas necessidades por trás do desenvolvimento de web sites. Ter acesso a essa ferramenta que tem HTML, CSS e JAVA Scrip de modo gratuito é algo digno de se comemorar.

Ainda mais quando se trata de um framework que roda nas principais plataformas — Mac, Windows e Linux. Capaz de agilizar, otimizar e facilitar a criação de site.

A usabilidade dele tem aumentado cada vez mais e isso é compreensível. Afinal, ele evita retrabalho e é capaz de lidar com sites de desktop e páginas de dispositivos móveis com a mesma facilidade/agilidade.

Conclusão

Aqui, apresentamos um pouco do bootstrap, que é, em linhas gerais, um framework front-end com estrutura de código-fonte aberto. Certamente, ele será um grande facilitador para suas futuras empreitadas.

Procure, caso não tenha algum conhecimento prévio, inteirar-se sobre as linguagens necessárias para o uso dele. Para a sorte dos iniciantes, essas linguagens requeridas são apenas três — HTML, CSS e JavaScript.

Aprender um pouco a respeito delas não será uma tarefa difícil e certamente lhe dará acesso a uma importante ferramenta. Hoje, os frameworks são grandes aliados dos desenvolvedores e o bootstrap tem se mostrado mais um deles.

A tendência é que daqui para frente todo desenvolvedor front-end o conheça ou já tenha se familiarizado com ele. Não fique de fora dessa, deixe de replicar exaustivamente as mesmas sintaxes CSS e invista seu tempo para descobrir melhor o que é Bootstrap.

Além disso, se você deseja aprender ainda mais sobre bootstrap e desenvolvimento web recomendo clicar no botão abaixo para acessar o melhor curso de programação do Brasil.

ACESSAR CURSOS COM CERTIFICADO

Enfim, espero que tenha gostado deste conteúdo e que ele tenha te ajudado de alguma forma.

Um forte abraço!

Leia também:

Tags: | |

Sobre o Autor

Programador Viking
Programador Viking

DICA EXTRA: Algumas pessoas estão me perguntando qual é o curso que recomendo para quem deseja aprender programação, mesmo sem ter qualquer conhecimento sobre o assunto. Minha recomendação, tanto para quem está iniciando, como para quem já possui mais experiência, é essa AQUI...

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress