Livros de Programação: Os 11 Mais Recomendados Para Iniciantes
Nesse artigo vamos listar aqui para você os 11 livros de programação mais recomendados para iniciantes.
Você pode até achar que ler livros de programação não é algo vantajoso, mas eu posso te garantir que existem diversas vantagens.
Isso porque além de aprender a programar você estará exercitando seu hábito de leitura, ou seja, você vai treinar duas habilidades diferentes e super importantes.
Além disso, se você conseguir ler um desses livros de programação por ano com certeza estará na frente de várias pessoas que não tem esse hábito.
E no nosso mundo da programação ler é algo que você vai ter que fazer uma hora ou outra, seja para ler o próprio código ou até mesmo documentações de linguagens e projetos.
Embora ter acesso a diversos sites como o Stack Overflow é algo extremamente importante, não tem como obter o mesmo nível de profundidade em assunto comparando a um livro.
Além disso, os melhores livros de programação são aqueles que ensinam o porque de cada assunto, dessa forma você desperta o interesse em se aprofundar ainda mais.
Portanto, recomendo dar uma conferida nesse lista de livros de programação e escolher pelo menos um para começar, depois que ler esse, você pode voltar e escolher mais um. Vamos lá?
Confira neste artigo:
Algoritmos e Estruturas de Dados
Para iniciar nossa lista de Livros de Programação temos o Algoritmos e Estruturas de Dados destina-se aos módulos básicos de cursos de programação de computadores, possibilitando ao leitor criar uma disciplina de programação e dispor de uma ferramenta para especificação e desenvolvimento de algoritmos.
Este trabalho é o resultado de experiência de ensino introdutório em Ciência da Computação desenvolvido no Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Paralelamente, os exercícios e testes utilizados nos cursos introdutórios do ciclo básico do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFMG e, particularmente, nas turmas de Bacharelado em Ciência da Computação, foram selecionados e incorporados a este trabalho.
O texto baseia-se também no material desenvolvido pelo DCC para o Programa Nacional de Treinamento em Computação (PNTC).
Padrões de Projeto: Soluções reutilizáveis de software orientado à objetos
Padrões de Projetos: Soluções Reutilizáveis de Software Orientados a Objetos
Em seguida temos o número dois na lista mundial de recomendações da Dev-Books.com, o clássico da Gang of Four que definiu e formalizou os padrões de software mais conhecidos e utilizados da indústria.
Essa é uma referência obrigatória em qualquer disciplina de padrões de projeto em faculdades mundo afora, é um livro denso e que eu não recomendo para iniciantes em software, mas que é livro de cabeceira para programadores plenos e sêniors que buscam se tornar ainda melhores.
Código Limpo: Habilidades Práticas do Agile Software
Código limpo: Habilidades práticas do Agile Software
Mesmo um código ruim pode funcionar. Mas se ele não for limpo, pode acabar com uma empresa de desenvolvimento. Perdem-se a cada ano horas incontáveis e recursos importantes devido a um código mal escrito.
O especialista em software, Robert C. Martin, apresenta um paradigma com ‘Código limpo – Habilidades Práticas do Agile Software.’ Aprenda a ler códigos e descubra o que está correto e errado neles. Reavalie seus valores profissionais e seu comprometimento com o seu ofício. ‘Código limpo’ está divido em três partes.
Na primeira há diversos capítulos que descrevem os princípios, padrões e práticas para criar um código limpo. A segunda parte consiste em diversos casos de estudo de complexidade cada vez maior. Cada um é um exercício para limpar um código – transformar o código base que possui alguns problemas em melhores e mais eficientes.
A terceira parte é a compensação – um único capítulo com uma lista de heurísticas e ‘odores’ reunidos durante a criação dos estudos de caso. O resultado será um conhecimento base que descreve a forma como pensamos quando criamos, lemos e limpamos um código.
Domain Driven Design: Atacando as complexidades no coração do software
Domain-Driven Design: Atacando as complexidades no coração do software
Outro clássico sobre padrões de projeto, #5 da lista mundial, especificamente sobre DDD: Domain Driven Design, ou projeto orientado à domínio.
Uma arquitetura de software muito difundida atualmente, o DDD também não é uma leitura muito fácil para iniciantes, mas obrigatória para engenheiros de software.
Também não conheci o DDD através desse livro, mas através de tutoriais e aulas na Internet. O que não diminui, no entanto, a sua importância enquanto instrumento de ensino.
Como Ser Um Programador Melhor
Como ser um Programador Melhor: um Manual Para Programadores que se Importam com Código
Se você é apaixonado por programação e quer se aperfeiçoar nisso, está com a fonte de informações perfeita.
Pete Goodliffe, autor de Code Craft, apresenta um conjunto de técnicas e abordagens úteis para a arte da programação que irá ajudá-lo a impulsionar a sua carreira e a melhorar o seu bem-estar.
Goodliffe apresenta conselhos sólidos, aprendidos em 15 anos de programação profissional.
Use a Cabeça! Padrões de Projetos
Use a cabeça!: padrões de projetos
Como você sabe que não quer reinventar a roda (ou, pior, um pneu furado), então você busca padrões de projetos. As lições aprendidas por aqueles que se depararam com os mesmos problemas de desenvolvimento de software.
Os padrões de projetos permitem que você aproveite as melhores práticas e a experiência de outros e gaste seu tempo com… outra coisa. Algo mais estimulante. Algo mais complexo. Algo mais divertido.
Então você quer aprender: Quais são os padrões que realmente importam; Quando e por que devem ser usados; Como aplicá-los em seus próprios projetos; Quando não usá-los (como evitar a febre dos padrões); Quais são os princípios de design da programação orientada a objetos em que os padrões se baseiam.
Porém, o mais importante é que você quer aprender mais sobre padrões de projetos de uma maneira que não o faça dormir. Se já leu algum livro da série Use a Cabeça!, você já sabe o que o espera um formato visualmente rico projetado para se adaptar à forma como seu cérebro funciona. Usando as últimas descobertas da neurobiologia, ciência cognitiva e teoria do aprendizado, Use a Cabeça! Padrões de Projetos 2a Edição colocará os padrões no seu cérebro de maneira permanente.
De uma forma que o tornará mais apto para resolver problemas de desenvolvimento de software e mais eficiente para discutir a linguagem dos padrões com outros membros da sua equipe.
Refatoração: Aperfeiçoando o Design de Códigos Existentes
Refatoração: Aperfeiçoando o Design de Códigos Existentes
Por mais de vinte anos, programadores experientes no mundo inteiro contaram com o livro Refatoração de Martin Fowler para aperfeiçoar o design de códigos existentes e melhorar a manutenibilidade do software, assim como para deixar o código existente mais fácil de entender.
Essa nova edição ansiosamente esperada foi atualizada por completo para refletir mudanças vitais no domínio da programação.
Refatoração 2ª edição contém um catálogo atualizado das refatorações e inclui exemplos de código JavaScript bem como novos exemplos funcionais que demonstram a refatoração sem classes. Assim como na edição original, este livro explica o que é refatoração, por que você deve refatorar, como reorganizar um código que precise de refatoração e como fazer isso de forma bem-sucedida, independentemente da linguagem usada.
- Entenda o processo e os princípios básicos da refatoração.
- Aplique rapidamente refatorações convenientes para deixar um programa mais fácil de entender e de alterar.
- Reconheça “maus cheiros” no código que sinalizam oportunidades para refatorar.
- Explore as refatorações, cada uma com suas explicações, a motivação, o mecanismo e exemplos simples.
- Escreva testes robustos para suas refatorações.
- Reconheça as contrapartidas e os obstáculos para a refatoração.
TDD: Desenvolvimento Guiado por Testes
Test Driven Development: By Example
Talvez uma das maiores contribuições de Kent Beck para a humanidade, o #13 livro de programação mais recomendado mundialmente (#6 na minha lista).
A metodologia TDD se une às suas demais invenções do autor, como a metodologia ágil XP, para nos trazer um mindset completamente oposto ao usual de programar > testar para testar > programar, focando o desenvolvimento nos requisitos do usuário e programando de “fora pra dentro”.
Este é um framework fácil de entender e muito difícil de ser dominado, semelhante ao que se enfrenta ao adotar o Scrum, mas mais especifico ao desenvolvimento de software em si. Vale a leitura ou ao menos (como eu) entender seus conceitos e tentar absorver o que puder.
Algoritmos: Teoria e Prática
O livro supremo de algoritmos e programação!
Muito usado por diversos professores ao redor do mundo para ensino de algoritmos em faculdades, o autor Thomas Cormen é uma lenda quando o assunto é este tópico e lembro de ter lido muito de seus materiais na época que fazia mestrado.
Embora eu não tenha lido especificamente este trabalho do autor que é o #14 mais recomendado do mundo, já li outro livro que é bem maior aliás e certamente é uma boa leitura para quem quiser dominar a base da programação e principalmente se quiser ensinar alguém um dia.
Note que nenhum dos livros fala de alguma tecnologia específica como Java ou C#, mas sim de conceitos e técnicas mais amplas, que são úteis a todos os programadores. Como já comentei em outras ocasiões, é a “base” que faz os programadores de verdade!
Expressões Regulares: Uma Abordagem Divertida
Expressões Regulares: Uma Abordagem Divertida
Mais uma excelente opção para nossa lista de Livros de Programação.
Você procura uma sigla em um texto longo, mas não lembra direito quais eram as letras. Só lembra que era uma sigla de quatro letras. Simples, procure por [A-Z]{4}.
Revisando aquela tese de mestrado, você percebe que digitou errado o nome daquele pesquisador alemão famoso. E foram várias vezes. Escreveu Miller, Mueller e Müler, quando na verdade era Müller. Que tal corrigir todos de uma vez? Fácil, use a expressão M(i|ue|ü)ll?er.
Que tal encontrar todas as palavras repetidas repetidas em seu texto? Ou garantir que há um espaço em branco após todas as vírgulas e os pontos finais?
Se você é programador, seria bom validar dados em um único passo, não? Endereço de e-mail, número IP, telefone, data, CEP, CPF… Chega de percorrer vetores e fazer checagens “na mão”.
Estes são exemplos de uso das Expressões Regulares, que servem para encontrar rapidamente trechos de texto informando apenas o seu formato. Ou ainda pesquisar textos com variações, erros ortográficos e muito mais!
Arquitetura Limpa: O guia do artesão para estrutura e design de software
Arquitetura limpa: O guia do artesão para estrutura e design de software
As regras universais de arquitetura de software aumentam dramaticamente a produtividade dos desenvolvedores ao longo da vida dos sistemas de software. Agora, aproveitando o sucesso dos seus best-sellers Código Limpo e O Codificador Limpo, o lendário artesão de software Robert C. Martin (“Uncle Bob”) vai revelar essas regras e ajudar o leitor a aplicá-las.
A Arquitetura Limpa de Martin não é só mais um catálogo de opções. Com base em meio século de experiência nos mais variados ambientes de software, Martin indica as escolhas que você deve fazer e explica por que elas são cruciais para o seu sucesso.
Como já era esperado do Uncle Bob, este livro está cheio de soluções simples e diretas para os desafios reais que você enfrentará — aqueles que irão influenciar diretamente o sucesso ou fracasso dos seus projetos.
– Aprenda sobre as metas dos arquitetos de software — e as principais disciplinas e práticas que podem concretizá-las;
– Domine os princípios essenciais do design de software para abordar função, separação de componentes e gestão de dados;
– Veja como os paradigmas de programação impõem disciplina ao restringirem as ações dos desenvolvedores;
– Saiba identificar o que é crucialmente importante e o que é apenas um “detalhe”;
– Implemente estruturas ótimas e de alto nível para web, banco de dados, thick-client, console e aplicativos incorporados;
– Defina limites e camadas adequadas e organize os componentes e serviços;
– Saiba por que designs e arquiteturas dão errado e como prevenir (ou corrigir) essas falhas;
Arquitetura Limpa é uma leitura essencial para profissionais que já atuam ou querem ingressar no mercado, como arquitetos de software, analistas de sistemas, designers de sistemas, gerentes de software e programadores que precisam executar designs de outras pessoas.
Bônus: Livros de Tecnologias Específicas
Para finalizar esse artigo de Livros de Programação, vou listar aqui 4 artigos que escrevi indicando livros focados em tecnologias especificas.
Ou seja, se você está buscando livros que sejam mais técnicos ensinando uma determinada tecnologia acredito que esses artigos vão te ajudar.
Livros Python: Os 7 Melhores Livros Para Aprender Python Sozinho
Para ler o artigo completo, basta clicar no botão abaixo:
ACESSAR ARTIGO COMPLETOLivros JavaScript: Os 5 Melhores Livros Para Aprender JavaScript Sozinho
Para ler o artigo completo, basta clicar no botão abaixo:
ACESSAR ARTIGO COMPLETOLivros PHP: Os 6 Melhores Livros Para Aprender PHP Sozinho
Para ler o artigo completo, basta clicar no botão abaixo:
ACESSAR ARTIGO COMPLETOLivros Java: Os 4 Melhores Livros Para Aprender Java Sozinho
Para ler o artigo completo, basta clicar no botão abaixo:
ACESSAR ARTIGO COMPLETOConclusão
Em conclusão, esses são os livros de programação que recomendamos que você leia. Aliás se você tiver outras indicações deixe aqui nos comentários.
Clique no botão abaixo para acessar mais de 1400 cursos completos e com certificado válido.
ACESSAR CURSOS COM CERTIFICADOInvista em você e conquiste uma excelente carreira profissional na área da tecnologia.
Enfim, muito obrigado por ler até aqui e espero que você consiga conquistar todos seus objetivos.
Fonte de pesquisa: Site Amazon
Um forte abraço!
Sobre o Autor
0 Comentários