Criador do Linux – Conheça a História de Linus Torvalds

Criador do Linux
Criador do Linux

Linus Torvalds é o criador do Linux e se tornou uma das pessoas que mudaram a história da humanidade. A tecnologia é parte do mundo e por isso a sua criação fez com que as pessoas tivessem mais uma opção de sistema operacional.

O GNU/Linux nasceu nos anos 90 e se tornou muito útil para servidores. Além disso, é bastante utilizado em desktops e smartphones, porém o que será que motivou Linus a criá-lo? O que fez o Linux crescer?

Todas essas respostas serão dadas ao longo desse texto e você irá conferir as outras criações do criador do Linux. Dessa forma, confira a seguir as informações sobre a vida e obra de Linus Torvalds.

5 fatos sobre a vida do criador do Linux, Linus Torvalds

Criador do Linux - Linus Torvalds

Nascido no dia 28 de dezembro de 1969, na Finlândia, Linus Torvalds é filho de um casal de jornalistas. Logo na sua infância, especialmente aos 11 anos, ele teve contato com a máquina que mudou a sua vida: o Commodore- VIC-20.

Aos 11 anos, seu avô comprou o computador e solicitou ajuda do jovem para utilizá-lo. Para você ter uma ideia, o avô de Linus era matemático e estatístico, daí que surge essa facilidade com números.

Algum tempo depois, o jovem leu na universidade o livro “Sistemas Operacionais” e teve seu primeiro contato com a UNIX. Embora não imaginasse, a sua vida nunca mais seria a mesma depois de conhecer essa ferramenta.

1. Criação do sistema operacional durante a faculdade

Ao ter 22 anos, no ano de 1991, o jovem cursava Ciência da Computação, e teve uma ideia genial. Tratava-se de criar um sistema operacional e a empreitada foi exitosa, afinal ele conseguiu criar e ainda compartilhar com seus amigos.

O mais interessante foi que a impaciência o fez ter sucesso na criação do Linux. Na sua biografia, que se chama Just For Fun, Linus afirma que nunca estava feliz com o sistema que utilizava e por isso criou um novo.

Veja também: Os melhores livros Python para aprender a programar sozinho.

Linux

2. Sonho modesto, resultado enriquecedor

Você acha que Torvalds planejou o sucesso do Linux quando criou o sistema? Saiba que não, pois a ideia era só ter um sistema criado por diversão e a fama, dinheiro e prestígio nem passavam pela sua cabeça.

O Linux trouxe dinheiro, já que de acordo com o portal The Money, o criador do Linux, tem uma fortuna de $150 milhões. Portanto, o que era uma diversão, tornou-se uma fonte interessante de receita no futuro.

3. Steve Jobs o queria na Apple

Na sua autobiografia, Linus afirma que recusou um convite da Apple, que foi feito pelo seu fundador, Steve Jobs. Por mais que fosse lucrativa, a ideia dele era continuar na Linux com liberdade para criar outras soluções.

Agora, imagine só o que poderia ter saído se ele tivesse aceitado o convite? Essa é uma das coisas que fica no imaginário!

Git

Muitas pessoas acreditam que o Linux foi a sua única criação, mas não, porque ele foi o responsável por criar o GIT. Trata-se do sistema de controle de versionamento mais usado do mundo e útil para o desenvolvimento de software.

O mais curioso é conhecer o motivo e consiste em, mais uma vez, ser a impaciência. Como o Bltkeep, que era um serviço para desenvolvimento do Linux, tinha deixado de ser gratuito, Linus criou o GIT.

Segundo o próprio na sua autobiografia, nenhuma das outras soluções o atendia. Em outras palavras, percebe-se que a inovação e o empreendedorismo são características marcantes na personalidade do criador do Linux.

Veja também: Os melhores livros Python para aprender a programar sozinho.

5. Ao longo da sua trajetória, o criador do Linux recebeu muitos prêmios

Prêmios são formas de lembrar a importância que alguém tem e com Linus Torvalds não foi diferente. No ano 2000, por exemplo, ele esteve entre as 100 pessoas mais importantes do século e foi eleito o 17°, pela Time 100.

Quatro anos depois, tornou-se uma das pessoas mais influentes de todo o planeta. Em 2006, Torvalds foi nomeado como um dos heróis revolucionários das últimas seis décadas.

No ano de 2010, Torvalds esteve entre os 100 inventores mais influentes de todos os tempos. Por mais que não seja prêmio, ele foi homenageado em uma música chamada Linus Said, da companhia SUSE. Por fim, o criador do Linux tem um talento ímpar para criar frases bem humoradas e ácidas, inclusive: a Microsoft é um dos alvos. Segundo Linus Torvalds, “software é como sexo: é melhor quando é de graça”. Entende-se, agora, a razão de o Linux ser aberto.

Conclusão

Em resumo, conhecemos de forma breve a história desse gênio da informática e seus projetos de sucesso. E o que podemos tirar de lição de tudo isso.

Focar nos estudos e se dedicar até alcançar seu objetivo é o melhor caminho. Por isso sempre recomendo investir em conhecimento de qualidade.

Caso queira aprender a dominar o Linux, recomendo clicar no botão abaixo e acessar o curso completo de Linux para iniciante.

ACESSAR CURSOS COM CERTIFICADO

Enfim, espero que tenha gostado desse conteúdo e que ele tenha te ajudado de alguma forma.

Um forte abraço!

Leia também:

Tags: | |

Sobre o Autor

Programador Viking
Programador Viking

DICA EXTRA: Algumas pessoas estão me perguntando qual é o curso que recomendo para quem deseja aprender programação, mesmo sem ter qualquer conhecimento sobre o assunto. Minha recomendação, tanto para quem está iniciando, como para quem já possui mais experiência, é essa AQUI...

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress